DISC, Disciplina e Sucesso

DISC, Disciplina e Sucesso

De acordo com Truman Capote, escritor e dramaturgo norte-americano, a disciplina é parte essencial do sucesso. Referimo-nos aqui à disciplina relacionada ao bom comportamento, ordem e obediência às regras necessárias, normalmente colocadas por outros.

No instrumento de análise comportamental DISC, é comum associar a palavra disciplina ao fator C – Conformidade, o qual está relacionado também a organização, seguir normas e procedimentos estabelecidos por outros e também a uma maior subordinação.

Podemos entender sucesso como o resultado da capacidade de se atingir um resultado, um triunfo ou vitória, independentemente de como cada um defina sucesso.

Desta forma, podemos utilizar a ferramenta DISC para identificar as pessoas mais disciplinadas, aquelas com alta conformidade, as quais, por este nosso raciocínio, teriam uma maior probabilidade de sucesso, correto?

Não, pois desta forma estaríamos condenando as pessoas de baixa conformidade a começarem a corrida pelo sucesso já com poucas chances de vitória, ao passo que as pessoas com alta conformidade chegariam ao sucesso naturalmente. Creio que no dia a dia não é isso que observamos.

Penso que a disciplina de uma pessoa tem origem em algo muito anterior a um perfil DISC, o qual traz apenas os comportamentos observáveis. Acredito que a disciplina tem como origem a clareza dos objetivos de vida, os quais ganham muito mais força quando são reflexo da missão de vida de cada um.

Sem grande esforço, é possível encontrar pessoas com baixa conformidade sendo bem-sucedidas, no esporte, no trabalho ou em qualquer outra dimensão da vida; o que estas pessoas têm em comum é a clareza de saberem para onde vão, e este norte estar alinhado com quem são e o motivo de estarem aqui, em um sentido mais amplo, um alinhamento com a própria missão de vida.

Não há relação direta entre qualquer fator DISC e o sucesso; desta forma, podemos ter as quatro situações abaixo, relacionando DISC, disciplina e sucesso:

  • INDISCIPLINADO DO TIPO 1: ALTA conformidade e BAIXA clareza de objetivos, propósitos e missão de vida.
    Provavelmente irá fazer as coisas apenas porque têm que ser feitas, apenas o mínimo necessário, minimizando os riscos de repreensões e penalizações. Aparentemente poderá parecer uma pessoa disciplinada.
  • INDISCIPLINADO DO TIPO 2: BAIXA conformidade e BAIXA clareza de objetivos, propósitos e missão de vida.
    Esta é a situação na qual poderá ser percebida com mais intensidade a indisciplina, uma vez que a pessoa não possui clareza de para onde vai e também não está muito preocupada em fazer o que deve ser feito, muitas vezes sem dar importância para o que os outros pensam.
  • DISCIPLINADO DO TIPO 1: ALTA conformidade e ALTA clareza de objetivos, propósitos e missão de vida.
    Irá acordar feliz e positivamente ansioso pelo dia que se inicia, fazendo o que deve ser feito, com alto grau de perfeição, qualidade, organização e detalhismo. Esta é a situação aonde teremos a pessoa com mais disciplina.
  • DISCIPLINADO DO TIPO 2: BAIXA conformidade e ALTA clareza de objetivos, propósitos e missão de vida.
    Esta pessoa irá dormir, já ansiosa por acordar logo e começar um novo dia, fazendo o que deve ser feito, da forma mais indicada e adequada, com ousadia, criatividade e independência.

Todos podem ser disciplinados e ter prazer nisso, desde que saibam para onde vão e este destino seja o lugar onde irão manifestar quem são.

O sucesso, com certeza, está de braços abertos esperando por todos, sendo que os disciplinados com certeza chegarão mais rapidamente!

Autor: Alexandre Ribas

Comentários no artigo “DISC, Disciplina e Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *