DISC e o estabelecimento de metas

DISC e o estabelecimento de metas

A habilidade de estabelecer metas é crucial para o sucesso de um programa de coaching, e a cor destas metas será fortemente influenciada pelos fatores DISC. Cada um dos fatores trará dicas a respeito das características destas metas e de como cada pessoa irá se comportar para atingi-la.

As pessoas com alta dominância e influência tendem a superestimar seus talentos, assim como as metas estabelecidas podem ser irreais, acarretando uma maior dose de estresse e tensão, durante o percurso, e principalmente, caso as metas não sejam atingidas. O medo de não conseguir, pode fazer com quem as pessoas dominantes acabem descontando sua insegurança, em forma de agressividade, nas outras pessoas. As pessoas com alta influência podem exagerar na intensidade da comunicação, sendo inclusive, irrealistas e tagarelas.

Em contrapartida, as pessoas com alta estabilidade e conformidade podem subestimar a si mesmos e também estipular metas aquém do que poderiam fazer. A busca das metas também pode ter um impacto negativo pela necessidade de construir o cenário perfeito, aos olhos da pessoa de alta conformidade e por precisar tudo muito bem planejado, aos olhos da pessoa com alta estabilidade.

Os dominantes e influentes podem iniciar sua perseguição às metas, sem o devido planejamento. As pessoas com alta estabilidade e conformidade, podem demorar para iniciar a jornada, pelo desejo de tornar o futuro o mais previsível possível, e que o plano seja extremamente detalhado.

A análise do gráfico DISC traz importantes informações a respeito do processo de estabelecimento de metas, como será o planejamento e de qual forma cada um irá atrás delas. Também pode ser utilizada para fazer uma análise de congruência entre as metas estabelecidas e quem a pessoa é.

Autor: Alexandre Ribas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *